"Cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?" (Provérbios 27:4)
Uma das emoções mais devastadoras é a inveja. É o tipo mais antigo de pecado (“Serei semelhante ao Altíssimo ... disse Satanás – Isaias 14:14) e pode ferir não só as relações interpessoais (2 Coríntios 12:20) mas também a saúde física (Provérbios 14:30).
A inveja costuma ser pessoal: ela atinge aquele que é percebido como rival e ameaça. Como resultado, frequentemente, a inveja provoca violência, tanto psicológica (abuso verbal, calunia, critica) como física. Quem em determinado tempo, não sentiu a infelicidade que essa emoção provoca?
A Bíblia oferece exemplo de pessoas que permitiram que a inveja afetasse seu comportamento: Satanás, os irmãos de José, o rei Saul e os principais dos sacerdotes dos tempos do Novo Testamento. O resultado sempre foi desastroso. O que surpreende, também, é que todos esses indivíduos invejosos desfrutavam elevados privilégios e posições. Mas todos caíram na armadilha do ódio à outra pessoa pelo que eram ou pelo que tinham.
Lúcifer, a criatura mais magnífica saída das mãos de Deus, foi dado o lugar mais elevado no Céu, depois da Divindade. Sua honra, beleza e inteligência eram supremas, e ainda assim, o pecado cresceu dentro dele (Ezequiel 28:12-15). A perfeita paz e felicidade de todas as criaturas foram transtornadas por esse ato de exaltação própria e inveja em relação a Cristo.
Nossa natureza é tão pecaminosa que a primeira má ação torna mais fácil a seguinte. Quando o caminho errado é iniciado mediante a inveja e ambição egoísta, o resultado parece ser uma ampla variedade de pecados: “confusão e toda espécie de coisas ruins”. (Tiago 3:16)
O Senhor adverte a nos afastarmos desse caminho errôneo e deseja que Seus filhos amem o próximo a ponto de se alegrar com eles em seus dons, realizações e posses como se fossem nossos.
A noticia maravilhosa é que há lugar para outra opção que é pura; depois pacifica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimentos. Essa opção é o amor. (Tiago 3:17)
"O Senhor te abençoe e te guarde,
O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti,
e tenha misericórdia de ti.
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!"
Nm 6:24-26
"A graça do Senhor Jesus seja com todos."
Ap 22:21
0 comentários:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE POSTAR UM COMENTÁRIO:
Comentários com insultos ou escritos contendo xingamentos serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereços ou links de blogs serão analizados e poderão ser deletados.
ATENÇÃO! Muitas pessoas poderão ter acesso ao seu comentário, portanto, não deixe telefones, endereços e senhas nos comentários.