OS PROBLEMAS DA LÍNGUA
"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar é perfeito varão, capaz de refrear também todo o seu corpo." (Tiago 3:2)
O capitulo 3 de Tiago é o capitulo da Bíblia que mais se estende no estudo do poder da língua. No inicio ele dá a impressão de que o problema todo do ser humano está no mau uso da língua e que refreando esta, poderá controlar todos os outros impulsos.
Quem não ofende com palavras, diz Tiago, é varão perfeito, capaz também de refrear todo o corpo. Quem ler somente este versículo estará querendo corrigir os problemas no lugar errado. Mas quem continuar a leitura, até o versículo 12, descobrirá que a raiz do problema está no coração. “Pode a figueira produzir azeitonas, ou a videira produzir azeitonas, ou a videira, figos?”, é a pergunta com a qual Tiago tenta levar-nos à verdadeira raiz do problema.
Quantas pessoas andam pela vida, feridas, machucadas, desiludidas e ofendidas por uma simples palavra e a pessoa que a pronunciou nem sequer sabe disso. Em alguns casos, a palavra ferina, cruel, sarcástica, ofensiva, já se tornou um estilo de vida; nem percebemos, às vezes, que nossas palavras, como flechas acessas e envenenadas vão levando dor e tristeza aos semelhantes.
Existem muitos tipos de desculpas que inventamos para continuar usando a palavra dura. Algumas são: “Sempre digo a verdade”, “Sou muito franco”, “Comigo não existem meias palavras”, “Sou sincero”, “Eu não ando com rodeios, o que tenho que dizer, eu digo”.
Quem disse que a verdade e a honestidade machucam ou fere alguém? As pessoas não são feridas pela verdade nem pela sinceridade, mas pela maneira como essa “verdade” é dita.
Como controlar a língua sem controlar o coração? E como controlar o coração sem permitir que Jesus habite nele? Não podem existir dois controles. “Acaso alguma fonte jorra da mesma abertura, água doce e amarga”?, pergunta Tiago no verso 11.
Se você percebe que tem dificuldades com a língua, falando coisas certas nos momentos inoportunos, ou falando inverdades pelo gosto de falar ou dizendo boas coisas que precisam ser ditas mas você as fala de maneira rude e errada, e você sente que essa atitude já lhe trouxe problemas na vida, acredite, o segredo não é fechar os olhos e contar até dez, antes de falar. Esse método é humano e os métodos humanos só curam por fora. O verdadeiro remédio é ir a Jesus e viver com Ele uma vida de comunhão permanente. – A Só com Jesus- A. Bullon.
“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do Juízo”. Mateus 12:36.
"O Senhor te abençoe e te guarde,
O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti,
e tenha misericórdia de ti.
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!"
Nm 6:24-26
"A graça do Senhor Jesus seja com todos."
Ap 22:21
0 comentários:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE POSTAR UM COMENTÁRIO:
Comentários com insultos ou escritos contendo xingamentos serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereços ou links de blogs serão analizados e poderão ser deletados.
ATENÇÃO! Muitas pessoas poderão ter acesso ao seu comentário, portanto, não deixe telefones, endereços e senhas nos comentários.